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domingo, 11 de janeiro de 2015

Avaliação de Desempenho

http://cursosprofissionalizantesonline.blogspot.com.br/2015/01/avaliacao-de-desempenho.html
Realizar um feedback construtivo ajuda no desenvolvimento profissional e da empresa

Ser chamado na sala do chefe para receber uma avaliação de desempenho, é uma prática pouco usual nas organizações e o feedback na verdade, não significa bronca, mas uma possibilidade de desenvolvimento por parte do funcionário e de grande importância para empresa.

Para um conceituado diretor de uma empresa de gestão empresarial da cidade de São Paulo, o feedback é uma necessidade que está cada vez mais presente no mundo profissional e veloz em que estamos vivendo atualmente.

O diretor destaca que o processo faz parte da estratégia de gerenciamento de pessoas chamada gestão por competências sendo que nesse modelo, os funcionários sabem que o cargo lhes exige e pelo quê estão sendo avaliados.

Esse tipo de conversa vem para tentar alinhar a função da pessoa como o que ela de fato está realizando e com isso, a idéia do feedback, é fornecer dados para a equipe melhorar o comportamento, o desempenho e atingir seus objetivos dentro da organização.

O especialista destaca que as empresas têm dado mais atenção a esse retorno, e os funcionários também tem cobrado isso dos gestores e dos coordenadores de trabalho em equipe.

Na realidade a avaliação é uma forma de identificar o que poderá ser aprimorado e obtê-la, possibilita um desenvolvimento mais rápido e com sucesso de quase 90% nas empresas em que houve a prática dessa ferramenta.

É muito comum também nas empresas, haver a avaliação 360 graus, em que os funcionários são analisados por seus colegas de trabalho, inclusive pelos chefes, gestores e coordenadores de equipe.

Em Florianópolis há uma conceituada empresa de tecnologia de informação, onde a prática desse tipo de avaliação já é adotada, e esse sistema é realizado pelo menos uma vez por ano, sendo que outras têm o costume de realizar de seis em seis meses.

Com o as empresas estão colocando esse tipo de avaliação em prática constantemente, os gestores e coordenadores de equipes são encorajados a dar retorno aos funcionários, sempre que houver necessidade.

Com isso, as empresas oferecem cursos à distância para que os líderes e gestores saibam como avaliar e proceder, pois nem sempre eles estão acostumados a gerenciar pessoas ou lindar com equipes.

O papel de avaliar o funcionário é do gestor, mas o setor de recursos humanos (RH) também poderá intervir nos casos em que a avaliação não surgiu resultado e sendo assim, é muito importante manter uma relação de confiança e proximidade entre os gestores e funcionários para garantir um bom rendimento de todos.

Saiba algumas dicas de como realizar um feedback com melhores resultados

- Primeiro passo reconhecimento: Estabeleça os aspectos positivos, sejam técnicos ou comportamentais. O objetivo dessa etapa é abrir um canal de comunicação para que o funcionário esteja aberto às críticas.

- Segundo passo pontos a melhorar: Neste momento, aponte os comportamentos que gostaria que fossem aprimorados. É importante fazer exemplos do dia a dia. O Feedback deve ser pessoal e descritivo.

- Terceiro passo encorajamento: Não basta agüentar os pontos que devem ser mudados. Oriente e apóie o colaborador para que ele se desenvolva. O gestor deverá sugerir livros de estudo e cursos de aprimoramento ou outras formas de melhorar o comportamento.

Essas foram algumas dicas de como proceder para e melhorar a sua postura profissional, e como agir diante de uma avaliação de desempenho.

Muito obrigado,

Gustavo/RS

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