Realizar um feedback construtivo ajuda
no desenvolvimento profissional e da empresa
Ser chamado na sala do chefe para receber uma
avaliação de desempenho, é uma prática pouco usual nas organizações e o
feedback na verdade, não significa bronca, mas uma possibilidade de
desenvolvimento por parte do funcionário e de grande importância para empresa.
Para um conceituado diretor de uma empresa de gestão
empresarial da cidade de São Paulo, o feedback é uma necessidade que está cada
vez mais presente no mundo profissional e veloz em que estamos vivendo
atualmente.
O diretor destaca que o processo faz parte da
estratégia de gerenciamento de pessoas chamada gestão por competências sendo
que nesse modelo, os funcionários sabem que o cargo lhes exige e pelo quê estão
sendo avaliados.
Esse tipo de conversa vem para tentar alinhar a função
da pessoa como o que ela de fato está realizando e com isso, a idéia do
feedback, é fornecer dados para a equipe melhorar o comportamento, o desempenho
e atingir seus objetivos dentro da organização.
O especialista destaca que as empresas têm dado mais
atenção a esse retorno, e os funcionários também tem cobrado isso dos gestores
e dos coordenadores de trabalho em equipe.
Na realidade a avaliação é uma forma de identificar o
que poderá ser aprimorado e obtê-la, possibilita um desenvolvimento mais rápido
e com sucesso de quase 90% nas empresas em que houve a prática dessa
ferramenta.
É muito comum também nas empresas, haver a avaliação
360 graus, em que os funcionários são analisados por seus colegas de trabalho,
inclusive pelos chefes, gestores e coordenadores de equipe.
Em Florianópolis há uma conceituada empresa de
tecnologia de informação, onde a prática desse tipo de avaliação já é adotada,
e esse sistema é realizado pelo menos uma vez por ano, sendo que outras têm o
costume de realizar de seis em seis meses.
Com o as empresas estão colocando esse tipo de
avaliação em prática constantemente, os gestores e coordenadores de equipes são
encorajados a dar retorno aos funcionários, sempre que houver necessidade.
Com isso, as empresas oferecem cursos à distância para
que os líderes e gestores saibam como avaliar e proceder, pois nem sempre eles
estão acostumados a gerenciar pessoas ou lindar com equipes.
O papel de avaliar o funcionário é do gestor, mas o
setor de recursos humanos (RH) também poderá intervir nos casos em que a
avaliação não surgiu resultado e sendo assim, é muito importante manter uma
relação de confiança e proximidade entre os gestores e funcionários para
garantir um bom rendimento de todos.
Saiba
algumas dicas de como realizar um feedback com melhores resultados
- Primeiro
passo reconhecimento: Estabeleça os
aspectos positivos, sejam técnicos ou comportamentais. O objetivo dessa etapa é
abrir um canal de comunicação para que o funcionário esteja aberto às críticas.
- Segundo
passo pontos a melhorar: Neste
momento, aponte os comportamentos que gostaria que fossem aprimorados. É
importante fazer exemplos do dia a dia. O Feedback deve ser pessoal e
descritivo.
- Terceiro
passo encorajamento: Não basta
agüentar os pontos que devem ser mudados. Oriente e apóie o colaborador para
que ele se desenvolva. O gestor deverá sugerir livros de estudo e cursos de
aprimoramento ou outras formas de melhorar o comportamento.
Essas foram algumas dicas de como proceder para e
melhorar a sua postura profissional, e como agir diante de uma avaliação de
desempenho.
Muito obrigado,
Gustavo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário