Mercado Pet apresenta atualmente muitas
oportunidades
Com um faturamento anual na ordem de RS 14,2 bilhões,
foi constatado que o segmento pet, que engloba prestação de serviços e produtos
para animais de pequeno porte, principalmente cães e gatos, segue em expansão
em torno de 10% ao ano no Brasil.
Conforme um levantamento e uma pesquisa realizados
recentemente por profissionais do ramo, o país tem o segundo mercado mundial em
volume de negócios, perdendo somente para os Estados Unidos.
Foi constatado também que somente no estado do Rio
Grande do Sul, existem 11 mil empreendimentos ligados ao segmento pet, tais
como clínicas veterinárias, hospitais, consultórios, lojas, sejam indústrias
com atividades relacionadas e prestadores de serviços para tal fim.
Os profissionais que realizaram tal pesquisa, concluíram
ainda que esse é um mercado que têm muito fôlego, mas advertem que, apesar do
grande potencial do setor, os negócios nessa área exigem muita atenção,
capacitação profissional e treinamento por parte do empresariado do ramo.
Não se pode pensar que se trata de um mercado fácil de
manter, pois para isso, é necessário qualificação, investimento e muita
dedicação, além de elaborar um plano de negócios, especializar-se e conhecer bem
o mercado.
Quem cuida de animais de estimação tem que ter vocação
e principalmente o preparo para lidar com situações mais diversas que possam
vir aparecer no decorrer, e no do desenvolvimento do trabalho no dia a dia.
Os pets atualmente, cada vez mais passam a ter um
papel importante dentro das famílias e isso tem que ser levado em conta, na
hora de vender um produto, ou realizar um procedimento uma clínica com um
cãozinho, por exemplo.
Atualmente, o nível de especialização está se tornando
tão refinado, que em um hospital veterinário, já é possível encontrar aparelhos
que fazem tomografia computadorizada e ressonância magnética em animais de
pequeno porte, além de outros exames que até pouco tempo só eram realizados em
pacientes humanos.
Os especialistas no ramo advertem que uma em cada
quatro empresas, uma fecha em menos de dois anos da inauguração, por falta de
profissionais habilitados para o ramo e principalmente por má gestão.
Apesar das oportunidades que esse conceituado mercado
oferece, foi constatado que uma fatia (65% mais ou menos) é de alimentação com
rações, logo em seguida vem gasto com veterinário e clínicas (em torno de 18%
mais ou menos), com acessórios (9%) e medicamentos (8%).
Na realidade não é um mercado muito atraente em termos
de faturamento, pois a carga tributária das rações fica em torno de 50% do
valor da etiqueta e isso infelizmente, reduz a margem de lucro dos
comerciantes.
Atualmente o mercado pet sofre com a falta de profissionais
qualificados e preparado para atuarem em diversas atividades nesse conceituado
ramo, dede um tosador
até um profissional com cursos superior, e a melhor solução para conseguir uma
colocação nesse mercado, é sem dúvida o treinamento profissional.
O segredo para se tornar em sucedido em qualquer tipo de
negócio está na capacitação profissional, treinamento, dedicação e
principalmente, saber elaborar um plano de negócio antes de iniciar um trabalho,
ou criar qualquer tipo de empreendimento, seja online ou físico.
Muito
obrigado,
Gustavo/RS
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