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domingo, 12 de outubro de 2014

Como manter seu local de trabalho organizado e eficiente

http://cursosprofissionalizantesonline.blogspot.com.br/2014/10/como-manter-seu-local-de-trabalho.html
Excesso de objetos não relacionados ao trabalho causa má impressão na empresa e poderá distrair o profissional

Porta-retratos, vaso de plantas, brinquedos engraçados, bandeira do time favorito. Se você gosta de enfeitar a sua mesa de trabalho, saiba que ela reflete a sua personalidade e nem sempre passa a imagem desejada aos colegas.

Os especialistas em gestão de recursos humanos reforçam: o profissional deverá ter cautela e bom senso na hora de trazer seus objetos pessoais de casa para a empresa ou local de trabalho.

- A mesa não nos pertence. É o nosso ambiente e local de trabalho, pois devemos criar um clima profissional – diz a gestora e gerente de uma empresa de recrutamento e seleção da cidade de São Paulo em uma entrevista realizada recentemente.

Para a gerente de recrutamento, o que é deixado em cima do imóvel poderá transmitir uma mensagem negativa.

- Uma foto do pôr do sol, que traz uma certa paz durante o dia, é legal e aceitável, mas o que não dá para permitir, é colocar o painel inteiro de fotos pessoais e outros sobre a mesa ao qual o profissional exerce as suas atividades profissionais.

Se você parar por um minuto para olhar cada imagem pôr exemplo, serão vinte minutos perdidos ao longo do dia – afirma a profissional de recursos humanos, e com isso poderá acarretar na diminuição da produção.

Conforme as pesquisas uma queixa recorrente dos profissionais, tanto quem trabalha na empresa quanto em casa, é ter pouco espaço para se organizar.

O excesso de objetos poderá contribuir para bagunça e o recomendável é ter na mesa, sem dúvida alguma, somente o que for usado para o seu trabalho, como instrumentos que você utiliza com mais freqüência.

- Uma mesa mais organizada se torna muito mais funcional e o seu trabalho, com certeza se dá de forma muito melhor e mais produtiva – destacam os profissionais especializados na área de seleção e recrutamento.

Os especialistas ensinam ainda que deixar o ambiente organizado é também uma atitude de respeito com os colegas e demais trabalhadores da empresa.

- Dependendo da empresa, é preciso utilizar uma mesa para fazer uma reunião, ou chega alguém que queira usar o computador para desenvolver suas atividades ou competências profissionais.

É simpático que, mesmo que você não esteja ali, o ambiente esteja organizado dando assim, uma boa impressão tanto por parte dos profissionais quanto da empresa onde trabalham.

Quem também costuma reclamar da organização é a equipe da limpeza, que não consegue realizar o seu trabalho por causa do excesso de objetos e papeis que ficam acumulados no ambiente.

 A recomendação é que, mesmo que o profissional se entenda na bagunça, ele organize o seu espaço antes do final de expediente e de ir embora, e que guarde os seus objetos mais valiosos em local seguro.

Saiba como organizar seus pertences:

- Fotografias: Tome cuidado com porta-retratos grandes e fotos reveladoras ou íntimas.

- Brinquedos engraçados: Procure saber se a brincadeira não está passando do ponto ou do seu horário de descanso.

- Time favorito: Se o adereço for discreto, sem problemas.

- Incensos e aromas: Respeite a coletividade, nem todos gostam dos mesmos perfumes e isso poderá atrapalhar a concentração dos outros e a convivência no local de trabalho.

- Plantas: Minivasos, tipo bonsai, dão um charme ao ambiente.

- Doces e comida: Cuidado para não fazer da mesa de trabalho, um piquenique.

- Celular: É preferível deixá-lo fora da vista para não tirar a concentração com notificações e mensagens.

- Papeis em excesso: Além de se perder no meio da papelada, passa a idéia de que está sempre ocupado.

Essas foram algumas dicas de como você poderá manter o seu local de trabalho mais organizado para assim, aumentar a sua produtividade com mais eficiência em menor espaço de tempo possível.

Muito obrigado pela atenção e abraços aos leitores!

Gustavo/RS.

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