Excesso de objetos não relacionados ao
trabalho causa má impressão na empresa e poderá distrair o profissional
Porta-retratos, vaso de plantas, brinquedos
engraçados, bandeira do time favorito. Se você gosta de enfeitar a sua mesa de
trabalho, saiba que ela reflete a sua personalidade e nem sempre passa a imagem
desejada aos colegas.
Os especialistas em gestão de recursos humanos
reforçam: o profissional deverá ter cautela e bom senso na hora de trazer seus
objetos pessoais de casa para a empresa ou local de trabalho.
- A mesa não nos pertence. É o nosso ambiente e local
de trabalho, pois devemos criar um clima profissional – diz a gestora e gerente
de uma empresa de recrutamento e seleção da cidade de São Paulo em uma
entrevista realizada recentemente.
Para a gerente de recrutamento, o que é deixado em
cima do imóvel poderá transmitir uma mensagem negativa.
- Uma foto do pôr do sol, que traz uma certa paz
durante o dia, é legal e aceitável, mas o que não dá para permitir, é colocar o
painel inteiro de fotos pessoais e outros sobre a mesa ao qual o profissional
exerce as suas atividades profissionais.
Se você parar por um minuto para olhar cada imagem pôr
exemplo, serão vinte minutos perdidos ao longo do dia – afirma a profissional
de recursos humanos, e com isso poderá acarretar na diminuição da produção.
Conforme as pesquisas uma queixa recorrente dos
profissionais, tanto quem trabalha na empresa quanto em casa, é ter pouco
espaço para se organizar.
O excesso de objetos poderá contribuir para bagunça e
o recomendável é ter na mesa, sem dúvida alguma, somente o que for usado para o
seu trabalho, como instrumentos que você utiliza com mais freqüência.
- Uma mesa mais organizada se torna muito mais funcional
e o seu trabalho, com certeza se dá de forma muito melhor e mais produtiva –
destacam os profissionais especializados na área de seleção e recrutamento.
Os especialistas ensinam ainda que deixar o ambiente
organizado é também uma atitude de respeito com os colegas e demais
trabalhadores da empresa.
- Dependendo da empresa, é preciso utilizar uma mesa
para fazer uma reunião, ou chega alguém que queira usar o computador para
desenvolver suas atividades ou competências profissionais.
É simpático que, mesmo que você não esteja ali, o
ambiente esteja organizado dando assim, uma boa impressão tanto por parte dos
profissionais quanto da empresa onde trabalham.
Quem também costuma reclamar da organização é a equipe
da limpeza, que não consegue realizar o seu trabalho por causa do excesso de
objetos e papeis que ficam acumulados no ambiente.
A recomendação
é que, mesmo que o profissional se entenda na bagunça, ele organize o seu
espaço antes do final de expediente e de ir embora, e que guarde os seus objetos
mais valiosos em local seguro.
Saiba como
organizar seus pertences:
-
Fotografias: Tome cuidado com
porta-retratos grandes e fotos reveladoras ou íntimas.
- Brinquedos
engraçados: Procure saber se a
brincadeira não está passando do ponto ou do seu horário de descanso.
- Time
favorito: Se o adereço for discreto,
sem problemas.
- Incensos e
aromas: Respeite a coletividade, nem
todos gostam dos mesmos perfumes e isso poderá atrapalhar a concentração dos
outros e a convivência no local de trabalho.
- Plantas: Minivasos, tipo bonsai, dão um charme ao ambiente.
- Doces e comida: Cuidado para não fazer da mesa de trabalho, um piquenique.
- Celular: É preferível deixá-lo fora da vista para não tirar a
concentração com notificações e mensagens.
- Papeis em
excesso: Além de se perder no meio da
papelada, passa a idéia de que está sempre ocupado.
Essas foram algumas dicas de como você poderá manter o
seu local de trabalho mais organizado para assim, aumentar a sua produtividade
com mais eficiência em menor espaço de tempo possível.
Muito obrigado pela atenção e abraços aos leitores!
Gustavo/RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário