Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 19 de outubro de 2014

Como amenizar o estresse no trabalho

http://cursosprofissionalizantesonline.blogspot.com.br/2014/10/como-amenizar-o-estresse-no-trabalho.html
Estresse e preocupação atrapalham a vida em casa e no trabalho. Saiba se é hora de buscar ajuda profissional

Demandas excessivas de trabalho, preocupação com salário, desavenças com a chefia, tráfego intenso no caminho para a empresa, todas essas são fontes de ansiedade que podem levar ao estresse e atrapalhar a vida profissional e pessoal.

Então como saber se essas preocupações estão realmente afetando a sua saúde? O estresse é uma reação de ansiedade que decorre, principalmente, das preocupações no ambiente de trabalho.

De acordo com um estudo realizado sobre o assunto, a ansiedade não é ruim, pois trata-se de uma reação saudável que faz o ser humano ficar pronto para assim, fugir de situações ameaçadoras ou de risco.

Mas na verdade, se torna prejudicial quando há um desequilíbrio, e as preocupações atrapalham o dia a dia e começam a tomar conta de outras áreas da vida, e principalmente no lado familiar.

Porém, quando não tratado, o estresse poderá levar a crises de pânico e depressão, e o tratamento para isso, poderá ser feito com psicoterapia e em casos mais graves, medicação.

Um conceituado psicólogo e especializado em estresse de uma clínica empresarial da cidade de São Paulo, relata que pessoas têm percepções diferentes com relação ao estresse e, em alguns momentos, identificam que estão sobrecarregadas.

Mas na maioria das vezes, a maioria das pessoas convive com o estresse até que ele se torne insuportável e só então é que busca auxílio especializado.

É importante que o profissional esteja atento aos sinais de seu corpo e observe quando a situação está saindo de controle para diminuir o ritmo de atividade.

O ideal contudo é prevenir a crise de estresse buscando sempre um equilíbrio entre trabalho, lazer, ócio e relações sociais e familiares que acabam na maioria das vezes, deixadas de lado pela maioria das pessoas.

- A atividade física é um preventivo da ansiedade por liberar assim a endorfina, um hormônio neurotransmissor que faz com que a gente se sinta satisfeito, e com aquela sensação de prazer e calma – explica o psicólogo.

O psicólogo e consultor empresarial também destaca, que as organizações estão dando mais atenção à saúde mental de seus funcionários atualmente.

Evitar o estresse exige também ações pontuais por parte da empresa, como oferecer um ambiente de descanso para os colaboradores, e também outras medidas em larga escala quando necessário.

Isso implica, como por exemplo, fornecer aos funcionários uma visão mais clara dos cargos e das possibilidades de crescimento, para que suas preocupações quanto ao rendimento e remuneração sejam atenuadas.

Uma relação mais próxima entre chefia e colaboradores, também ajuda a diminuir as pressões e a presença de um psicólogo na organização é importante para acompanhar os funcionários e encaminhar à terapia nos casos de maior necessidade.

Portanto, saiba que a presença de mais de um desses sintomas no seu dia a dia, é um alerta de estresse e o sinal de que é hora de buscar ajuda de um profissional.

Saiba agora alguns itens que poderá lhe causar estresse:

- Trabalhar além do horário do expediente

- levar trabalho para casa

- Substituir o lazer por tarefas de trabalho

- Deixar de fazer exercícios físicos

- Preocupação excessiva

- Fácil irritabilidade

- Dificuldade de relaxar

- Taquicardia

- Suor freqüente

- Náuseas e diarréia

- Alterações na pressão sanguínea

- Mudança de apetite, com muita ou pouca fome.

- Insônia recorrente.

Essas foram algumas dicas de como saber o seu grau de estresse, como amenizá-lo e procurar ajuda de um profissional habilitado sempre que possível.

Muito obrigado pela atenção,

Gustavo/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário