Estresse e preocupação atrapalham a vida
em casa e no trabalho. Saiba se é hora de buscar ajuda profissional
Demandas excessivas de trabalho, preocupação com
salário, desavenças com a chefia, tráfego intenso no caminho para a empresa,
todas essas são fontes de ansiedade que podem levar ao estresse e atrapalhar a
vida profissional e pessoal.
Então como saber se essas preocupações estão realmente
afetando a sua saúde? O estresse é uma reação de ansiedade que decorre, principalmente,
das preocupações no ambiente de trabalho.
De acordo com um estudo realizado sobre o assunto, a
ansiedade não é ruim, pois trata-se de uma reação saudável que faz o ser humano
ficar pronto para assim, fugir de situações ameaçadoras ou de risco.
Mas na verdade, se torna prejudicial quando há um
desequilíbrio, e as preocupações atrapalham o dia a dia e começam a tomar conta
de outras áreas da vida, e principalmente no lado familiar.
Porém, quando não tratado, o estresse poderá levar a
crises de pânico e depressão, e o tratamento para isso, poderá ser feito com
psicoterapia e em casos mais graves, medicação.
Um conceituado psicólogo e especializado em estresse
de uma clínica empresarial da cidade de São Paulo, relata que pessoas têm
percepções diferentes com relação ao estresse e, em alguns momentos,
identificam que estão sobrecarregadas.
Mas na maioria das vezes, a maioria das pessoas
convive com o estresse até que ele se torne insuportável e só então é que busca
auxílio especializado.
É importante que o profissional esteja atento aos
sinais de seu corpo e observe quando a situação está saindo de controle para
diminuir o ritmo de atividade.
O ideal contudo é prevenir a crise de estresse
buscando sempre um equilíbrio entre trabalho, lazer, ócio e relações sociais e
familiares que acabam na maioria das vezes, deixadas de lado pela maioria das
pessoas.
- A atividade física é um preventivo da ansiedade por
liberar assim a endorfina, um hormônio neurotransmissor que faz com que a gente
se sinta satisfeito, e com aquela sensação de prazer e calma – explica o
psicólogo.
O psicólogo e consultor empresarial também destaca,
que as organizações estão dando mais atenção à saúde mental de seus
funcionários atualmente.
Evitar o estresse exige também ações pontuais por
parte da empresa, como oferecer um ambiente de descanso para os colaboradores,
e também outras medidas em larga escala quando necessário.
Isso implica, como por exemplo, fornecer aos
funcionários uma visão mais clara dos cargos e das possibilidades de crescimento,
para que suas preocupações quanto ao rendimento e remuneração sejam atenuadas.
Uma relação mais próxima entre chefia e colaboradores,
também ajuda a diminuir as pressões e a presença de um psicólogo na organização
é importante para acompanhar os funcionários e encaminhar à terapia nos casos
de maior necessidade.
Portanto, saiba que a presença de mais de um desses
sintomas no seu dia a dia, é um alerta de estresse e o sinal de que é hora de
buscar ajuda de um profissional.
Saiba agora alguns itens que poderá lhe causar
estresse:
- Trabalhar além do horário do expediente
- levar trabalho para casa
- Substituir o lazer por tarefas de trabalho
- Deixar de fazer exercícios físicos
- Preocupação excessiva
- Fácil irritabilidade
- Dificuldade de relaxar
- Taquicardia
- Suor freqüente
- Náuseas e diarréia
- Alterações na pressão sanguínea
- Mudança de apetite, com muita ou pouca fome.
- Insônia recorrente.
Essas foram algumas dicas de como saber o seu grau de
estresse, como amenizá-lo e procurar ajuda de um profissional habilitado sempre
que possível.
Muito obrigado pela atenção,
Gustavo/RS.
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