Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 7 de setembro de 2014

Como dar início à vida profissional

http://www.portaleducacao.com.br/iniciacao-profissional/cursos/afiliado/5366
Para compensar a falta de experiência, o candidato precisa ter valores que se enquadram aos da empresa.

Como um ritual de passagem entre a adolescência e a fase adulta, o primeiro emprego faz parte dos momentos inesquecíveis da vida. Iniciar a trajetória profissional, no entanto, envolve desafios que vão além da falta de conhecimento técnico. Mais do que aprender o serviço, o novato precisa suportar a carga horária (muitas vezes, intercalada com o estudo), descobrir a melhor forma de se relacionar com os colegas, além de desenvolver responsabilidades e posturas que o acompanharão no decorrer da carreira.

Diante da falta de experiência prática, os recrutadores buscam nos principiantes características de comportamento que se enquadrem aos valores da empresa. Para quem está começando, a impressão passada na entrevista é fundamental, alertam os gerentes de projetos e consultoria de Recursos Humanos.

- A atitude prevalece sobre a experiência. Por isso, o candidato precisa estar atento ao seu jeito de se posicionar, ao vestuário, ao estilo de se comunicar e desenvolver um raciocínio – destacam os gerentes.

Uma das principais dificuldades em jovens na situação de primeiro emprego está a capacidade de se expressar. Uma conceituada empresa do ramo imobiliário de São Paulo buscou uma solução simples para esse problema: aulas de português para os recém-contratados.

- Quando a pessoa compartilha nossos valores, queremos retê-la. Ao perceber que perdíamos talentos por vícios de linguagem e gírias, investimos em treinamentos do idioma escrito e falado.  Nesse espírito, temos a ajuda de um fonoaudiólogo que ajuda os novatos a se expressarem – conta o diretor da empresa.

Superando os desafios do primeiro contato com o mundo corporativo, entretanto, a falta de vivência profissional pode ter as suas vantagens. Segundo o diretor da empresa de Recursos Humanos, as seleções de iniciantes costumam ser cada vez mais rígidas pela necessidade de reter os novos talentos:

- Temos o cuidado de recepcionar bem esses jovens. São como crianças. Que, por não terem contatos anteriores com o mundo corporativo, são mais aptas a aprender e isentas de vícios. Eles absorvem melhor as informações, e assim podemos fidelizá-las de acordo com a nossa cultura.

Como fazer a carteira de trabalho

 - Uma foto 3x4 com fundo branco, colorida e recente (alguns locais fazem fotos digitais na hora).

- CPF (obrigatório), carteira nacional de habilitação e título de eleitor (opcionais)

- Comprovante de residência

- Carteira de identidade, certidão de nascimento ou de casamento ou certificado de reservista ou certificado de Dispensa da incorporação.

Onde buscar

Para saber em qual lugar da sua cidade você pode fazer a sua carteira profissional, consulte a prefeitura, Secretaria Estadual do Trabalho ou sindicatos.

- A carteira de trabalho pode ser emitida para pessoas de idade igual ou superior a 14 anos. Pessoas de idade entre 14 e 16 anos só podem ser contratadas na condição de menor aprendiz.

- Quando a carteira for emitida, o Ministério do Trabalho fará o cadastramento do trabalhador no PIS (Programa de Integração Social), que serve para sacar e consultar benefícios sociais.

Dicas para quem está começando

- Não espere muito para começar a busca. O ideal é começar a trabalhar desde os primeiros semestres do curso.

- Comece a montar seu currículo cedo, inclua todas as experiências importantes, viagens, trabalhos voluntários, cursos.

- Procure se informar sobre a empresa para qual você pretende se candidatar.

- Esteja preparado para a entrevista de emprego: não se atrase, vista-se de acordo com o estilo da organização, desligue o celular, evite o uso de gírias e mantenha e mantenha postura profissional diante do selecionador.

- Organize o seu tempo para conciliar estudo e trabalho, garantindo pontualidade na empresa.

- Se o primeiro passo na vida profissional for o estágio, invista nele como um emprego. Encare-o com as responsabilidades de qualquer trabalho. Seja pontual, dedicado e ético.

- Observe os colegas de trabalho. A partir deles, você terá parâmetro para medir a sua forma de atuar na empresa, conhecerá melhor a postura da organização e saberá usar as roupas adequadas ao ambiente.

- Aprenda a trabalhar em equipe. Aprenda a ouvir opiniões diferentes das suas e também a sustentar seus pontos de vista.

- Tente superar a timidez e invista no relacionamento com as pessoas. Mas cuide da informalidade em excesso.

- Se possível, eleja um veterano para ser seu “padrinho” na empresa. Alguém em quem confiar e que possa esclarecer as suas dúvidas.

- Ordene seu espaço de trabalho, mantenha a sua mesa limpa e abastecida com as ferramentas necessárias para exercer a sua função.

- Trabalhe com concentração. Perceba qual é a hora de conversar e a hora de ficar em silêncio.

- Evite distrair-se por muito tempo acessando as redes sociais ou respondendo emails pessoais.

- Tenha iniciativa. Busque outras tarefas, sugira novos processos, antecipe-se aos pedidos de gestores.

- Procure se inteirar sobre todas as possibilidades que a profissão escolhida lhe oferece.

- Busque estar atualizado na sua área de atuação. Participe de palestras, seminários e cursos sempre que necessário.

- Planeje bem como irá gastar o seu salário antes de recebê-lo. Não gaste antecipadamente.

Cursos profissionais

Hoje em dia é fundamental estar preparado profissionalmente para preencher as vagas de trabalho existentes nas empresas. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em termos de qualificação profissional. 

Portanto, fazer cursos profissionais, é uma forma de estar sempre atualizado e preparado para encarar o mercado de trabalho exigente. Se você pretende investir na sua carreira, se atualizar ou até mesmo ter uma profissão,  então confira os nossos cursos online clicando aqui e bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário