Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 10 de agosto de 2014

Como se preparar para o primeiro emprego

http://afiliado.bravacursos.com.br/2327/curso/
Especialistas dão dicas aos Jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

Chegou a hora de valorizar as notas do colégio, a participação no grêmio estudantil, as idéias apresentadas nas feiras de ciências e até mesmo os conselhos dos pais para ser cordial. Na falta de experiência, esses são os trunfos para o encaminhamento ao primeiro emprego.

Toda a informação que dê idéia sobre habilidades e personalidade do candidato é levada em consideração quando se trata de alguém sem histórico de trabalho e formação ainda básica.

Viagens feita com a escola ou com a família, intercâmbios, trabalho voluntário fazem a diferença em um currículo inaugural ao primeiro emprego.

- A partir dos papéis que você desempenha na escola é possível projetar o seu comportamento no mercado de trabalho. Ter sido líder de turma mostra a inclinação para comandar equipes, por exemplo – cita um gerente de recursos humanos de uma agência seleção e recrutamento na cidade de São Paulo.

Apesar de pouca idade, o jovem precisa encarar com maturidade o ingresso no mercado de trabalho e tudo vai se refletir no futuro, diz o gerente de recursos humanos, especialista na área de gestão de pessoal.

- Muita gente erra por não dar a devida importância para as primeiras escolhas, mas são elas que irão colocá-lo no rumo certo.

A ansiedade poderá fazer com que saia tentando todas as vagas que aparecem, só que isso poderá atrapalhar os próximos passos, pois é preciso ter um objetivo claro desde cedo, mesmo que não tenha certeza e mude mais tarde – orienta o gerente.

Conquistada a vaga, comece outra etapa delicada: a adaptação no emprego, onde a melhor atitude de quem debuta no mundo do trabalho é observar:

- Observe como as pessoas se comportam, como interagem e como se vestem e aos poucos, você estará imbuído na cultura da empresa.

Guia do iniciante

Dicas Gerais

As primeiras escolhas vão fazer diferença, sim. Portanto, tenha foco no que você pretende na sua carreira (mesmo que mude de idéia no meio do caminho).

O começo profissional vai impactar nas suas próximas escolhas.

Organize se tempo para conciliar estudo e trabalho.

Invista no estágio como se fosse um emprego.

Mantenha a sua mesa de trabalho organizada.

Procure saber sobre todas as possibilidades que a profissão escolhida lhe oferece.

Procure estar atualizado, e participe de palestras, seminários e cursos sempre que possível.

Seja proativo: busque outras tarefas, sugira novos processos, antecipe-se aos pedidos dos gestores.

Entenda a sua função. Informar-se sobre os projetos e atividades em que você está envolvido é muito importante.

Ao contrário da escola e da faculdade, nas quais os ciclos são mais curtos, no trabalho os avanços não são automáticos ou tem prazos fixos e as oportunidades decrescimento surgem em épocas diferentes e dependem de vários fatores.

Planeje bem onde irá gastar o salário antes de recebê-lo e não comprometa o valor antecipadamente.

Primeiro Currículo

Seja objetivo e sucinto

Cuide o português

Inclua formação e cursos

Na falta de experiência profissional, os recrutadores irão levar em consideração seu histórico escolar, se gosta de praticar esportes, entre outras coisas mais.

Viagens e intercâmbios devem ser mencionados e o mesmo vale para trabalhos voluntários.

Antes de enviar, mostre o seu currículo para alguém mais experiente.

Quando iniciar a procura

Não há momento específico, mas o quanto antes começar melhor. O estudante poderá ficar no estágio por dois anos na mesma empresa e se começar cedo, poderá trabalhar em diversos locais. Os processos de trainee também são ótimas opções.

Faça bonito na entrevista

Chegue com, pelo menos, 10 minutos de antecedência.

Informe-se sobre a empresa para a qual está se candidatando.

Vista-se de acordo com o estilo da organização.

Mantenha a postura profissional.

Desligue o telefone celular.

Evite principalmente o uso de gírias.

Onde começar a busca

Agências de recrutamento e de estágios.

Programas de trainee.

Sites especializados e murais das escolas e universidades.

Cursos profissionalizantes que encaminham a vagas.

Anúncios de jornais.

No ambiente de trabalho.

Seja discreto no primeiro dia, mesmo que você seja uma pessoa extrovertida, observe mais do que fale.

Você será apresentado a muitas pessoas e será difícil lembrar todos os nomes, mas seja cordial.

Observe os colegas. A partir deles, você terá parâmetros para medir a sua forma de atuar na empresa.

Aprenda a trabalhar em equipe, sustentar os seus pontos de vista sem deixar de ouvir as opiniões dos outros.

Tente superar a timidez e invista no relacionamento com os colegas, cuidando da informalidade.

Se possível, eleja um veterano para ser seu “padrinho” na empresa. Alguém em quem confiar, e quem possa esclarecer as suas dúvidas.

 Não tenha medo de fazer muitas perguntas.

Evite acessar redes sociais e responder emails pessoais no local de trabalho.

Relacionamento

Não espere receber uma avaliação, seja ela positiva ou negativa, para cada tarefa completada. Se está preocupado com seu desempenho, é melhor procurar o chefe e perguntar.

Seu chefe e sua equipe vão esperar que você traga idéias e sugira novos métodos e processos, além de apontar soluções para problemas.

Fale e compartilhe suas idéias em reuniões. Não tenha medo de dar sua opinião: não é porque você é novo na empresa que sua contribuição não será levada em consideração.

Não deixe ninguém esperando: é essencial responder as mensagens em tempo hábil. Mas preste atenção e leia suas respostas cuidadosamente: ser rápido não é desculpa para erros de gramática ou de ortografia.

Anote suas realizações

Ao longo de toda sua carreira, e especialmente em seu primeiro emprego, você deverá manter o registro de tudo que faz, seja os artigos que escreve, os relatórios que produz, as idéias que leva para reuniões, apresentações para clientes, o planejamento de um evento ou uma campanha de marketing. Tudo isso conta. Mantenha em arquivo (algum site ou em seu computador), todas as conquistas e realizações, para poder discutir com seu chefe ou até em futuras entrevistas de emprego.

Essas foram algumas dicas básicas para todos que estão entrando no mercado de trabalho, como proceder e agir na elaboração do primeiro currículo e também como se comportar diante de uma entrevista de seleção e recrutamento, e se você realmente está interessado em adquirir mais conhecimentos de como se preparar para uma entrevista ou seleção de pessoal, então conheça o nosso curso acessando aqui para maiores informações e boa sorte na sua entrevista e no seu primeiro emprego.

Muito obrigado e abraços,

Gustavo/RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário