Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 3 de agosto de 2014

Como elaborar um currículo profissional com as informações essenciais

Saiba as dicas e crie um currículo profissional e eficaz
Saiba as dicas de como elaborar um currículo profissional e eficaz

Para quem está iniciando no mercado de trabalho ou até mesmo para quem está procurando um emprego, é bom saber que o currículo profissional, é o cartão de visita de todo profissional, e por tanto, ele tem o poder de tornar possível a conquista de uma vaga no mercado do trabalho ou então, destruir qualquer chance antes mesmo de haver um contato pessoal.

Por isso, o recomendável, é dedicar algumas horas para criá-lo e saber exatamente quais os dados a serem escritos no currículo, e qual o objetivo a se alcançar com ele.

Segundo as dicas e orientações de uma empresa de Consultoria em Recursos Humanos da cidade de São Paulo, o recomendável é que antes de enviar o currículo, é fundamental pesquisar e conhecer melhor a empresa ao qual está se candidatando a uma vaga.


O recomendável é não massificar o modelo de currículo e muito menos enviar esse mesmo modelo para diferentes empresas, pois o candidato deverá ter foco e discernimento — explicam os consultores e gerente de recursos humanos da empresa de consultoria.

É muito comum alguns erros cometidos pelos candidatos como os descritos abaixo

Foi constatado pelos profissionais de consultoria, sendo dispensáveis fotos e cópias de certificados exceto se os mesmos forem solicitados pelo recrutador e por tanto, o candidato deverá  ser objetivo e conciso nas informações, para que o currículo então, não ultrapasse no máximo duas páginas, que é o recomendável e considerado o tamanho ideal.


É muito comum as pessoas detalharem ao máximo os seus currículos, com o objetivo de mostrarem suas competências, e serem aprovadas na hora da seleção.

Mas o que elas não sabem, é que a pessoa que irá receber um currículo contendo mais ou menos umas 10 páginas, ela jamais irá perder o seu tempo para abrir o mesmo, pois assim como esse currículo, existem muitos outros para serem analisados e o com isso, tempo torna-se cada vez mais curto.

São considerados dispensáveis também, fotos e cursos muito antigos.

O recomendável também é saber como funciona o processo e o sistema de seleção para não ser invasivo. O correto é enviar o currículo quando há vagas em aberto e quando for solicitado pelas empresas, porque dificilmente as empresas guardam documentos para serem usadas em seleções futuras.

O candidato também precisará evitar o comparecimento na empresa sem o devido anúncio para deixar o seu currículo. O procedimento correto é ligar antes e verificar se a organização ou a empresa já recebeu outros currículos dessa forma.

Hoje em dia, os currículos estão sendo solicitados via email ou preenchidos diretamente nos site das agências de recrutamento e seleção, e por tanto mantê-los atualizados é o procedimento correto para um currículo apresentável, profissional e eficaz.

Foi constatado também, que a partir de 30 dias, um currículo profissional é considerado desatualizado e isso, faz com que os recrutadores entendam que a pessoa não busca mais uma colocação no mercado de trabalho — alega o gerente da empresa de consultoria e recursos humanos.

Uma conceituada empresa de sistemas de gestão situada no estado de Santa Catarina tem nada mais, nada menos do que 1,5 mil colaboradores que recebem cerca de 600 currículos por mês mais ou menos. Segundo os especialistas na área de seleção da empresa, a objetividade e o português fluentemente tanto na escrita como na fala, são itens muito valorizados e por tanto, fotos e cursos muito antigos nem tanto.

Foi constatado, que muitos currículos pecam pelo excesso de informações e o ideal, é ser objetivo e criativo na elaboração do mesmo.

Saiba as dicas de como elaborar um currículo profissional apresentável

Todos nós sabemos que a apresentação de um currículo profissional, depende da vaga pretendida pelo candidato e da empresa contratante. Mas a maioria ainda prefere um modelo objetivo, funcional e de boa aparência e sem exageros de preferência.

Para começar

Você já imaginou o percurso, ou o trajeto que o seu currículo irá percorrer até atingir o objetivo desejado: que é a sua entrevista?

Por tanto saibas que é muito importante pensar no destinatário, e principalmente com foco no recrutador:

Quem lerá o meu currículo?

O que esta pessoa ou a empresa estará procurando?

Qual é a forma mais clara para expor as minhas experiências e os meus dados profissionais?

Apresentação pessoal e aparência

O procedimento correto e o recomendável é não exagerar nas cores ou em detalhes que não sejam fundamentais. 

Ao escrever ou elaborar o seu currículo, use de preferência fontes de texto como Arial, Verdana e Helvética que dão uma aparência sóbria e com nitidez às informações.

Quanto ao tamanho da fonte, o ideal é que este seja entre 12 ou 14.

Modo de apresentação do currículo

Iniciar sempre:

Dados Pessoais

Como procedimento correto, as suas informações pessoais deverão aparecer sempre no início do documento e por tanto, é fundamental incluir os seus números de telefone e e-mail.

Objetivos e Metas

Descreva preferencialmente o seu objetivo profissional em apenas uma linha se poder, abordando assim, o cargo pretendido e a área de interesse, ao qual esteja se candidatando.

Se possível, evite indicar mais de uma área para não comprometer o seu trabalho.

Formação e escolaridade

O procedimento correto, é que os cursos de formação sejam sempre descritos por ordem de importância (pós-graduação, graduação, etc). 

Quanto aos cursos técnicos, eles devem ser citados de preferência, se tiverem relação com a área pretendida, ou se você não possuir graduação.

Cite o nome do curso, da instituição e o ano de conclusão, endereço e telefone de preferência.

Língua estrangeira e idiomas

O recomendável é mencionar somente o idioma e o nível de conhecimento que você possui, e jamais aumente o seu nível de conhecimento além do que você sabe, pois é bem provável que você passe por testes orais para comprovar a sua capacitação.

Experiência profissional

Saiba organizaras suas experiências profissionais por ordem, como por exemplo, período de atuação, nome da empresa onde já trabalhou ou ainda trabalha, cargo e atribuições.

Atente-se para a descrição das atividades desenvolvidas e inclua números e porcentagens que possam enfatizar os resultados alcançados em cada empresa.

Cursos Profissionais

Descreva de preferência, os cursos relacionados à sua área de interesse, e coloque o tema e o nome das instituições onde você realizou os seus cursos.

Informática

É bom destacar as suas habilidades na área de informática, citando e descrevendo os programas e as ferramentas dos quais tem realmente conhecimento ou esteja se especializando e diga realmente qual o seu nível de experiência que você possui.

Essas foram algumas dicas de como elaborar e criar um currículo profissional apresentável, e com o objetivo de que você venha ser aprovado e contratado de acordo com seus interesses no mercado de trabalho.

Muito obrigado pela atenção!

Boa sorte e sucesso!


Gustavo/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário