Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 17 de agosto de 2014

Práticas para melhorar o ambiente de trabalho

Investir em ação de pessoas garante às empresas posto entre as melhores para se trabalhar
Investir em ação de pessoas garante às empresas posto entre as melhores para se trabalhar

Fazer parte do grupo das melhores empresas para se trabalhar é o desejo de muitas companhias, mas chegar lá exige mais do que algumas práticas isoladas de gestão de pessoas.

Embora não exista uma receita universal que se aplique a todas as empresas, é possível dizer que a trilha para o sucesso vem da combinação de práticas de administração consagradas e com foco no desenvolvimento de um ambiente de trabalho melhor.

Há exatamente seis anos, um consultor em gestão de pessoas de uma empresa de recursos humanos da cidade de São Paulo, analisa as práticas das melhores empresas para trabalhar utilizando o bando de dados do ranking feito pela Fundação Instituto de Administração, da Universidade de São Paulo, para a revista Exame.

Para o especialista, há uma relação direta entre práticas de gestão que define como mais sofisticadas, e bons ambientes para se trabalhar.

- Analisando a pesquisa há vários anos, é possível perceber a estabilidade dessa relação nas empresas bem avaliadas por seus funcionários – explica o consultor.

Geralmente, as ações já são conhecidas da maioria das organizações e a diferença está na forma de como as ferramentas são usadas.

Na prática, isso implica em gastar um pouco mais de energia para garantir processos estruturados de recrutamento e seleção, sistemáticas de avaliação de desempenho e desenvolvimento, planos de carreira e políticas de remuneração.

- Algumas vezes, as empresas conduzem de maneira muito informal, sem uma política clara. Não funciona quando o objetivo é criar um bom ambiente de trabalho – ressalta o consultor o consultor em gestão de pessoas.

Uma conceituada empresa de softwares para transporte e logística de Blumenau, foi eleita entre as melhores empresas de médio porte para se trabalhar em Santa Catarina em 2013, de acordo com o ranking do instituto americano Great Place to Work e da revista amanhã.

Entre outras ações, a organização investe em uma seleção de novos funcionários que conta com forte suporte de gestores, que informam exatamente o perfil do profissional que desejam.

Para a diretora administrativa da empresa, o desempenho é o resultado de um conjunto de ações de apoio aos funcionários dentro da empresa.

A organização tem avaliações semestrais de desempenho nas quais é possível expor dificuldades e expectativas em relação ao trabalho.

Estar no ranking das melhores, ajuda a criar uma marca extremamente favorável: a empresa passa a ser o objeto de desejo dos profissionais.

- Esse procedimento dispara uma lógica muito interessante: a empresa atrai bons profissionais, suas práticas melhoram e tudo isso impacta positivamente o desenvolvimento da organização – acrescenta o consultor de gestão em pessoas.

Essas foram algumas dicas de como tornar o seu ambiente de trabalho melhor e com isso, aumentar o seu rendimento profissional.

Muito obrigado pela atenção.


Gustavo/RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário