Preservar
o ambiente de trabalho arrumado contribui para aumentar a eficiência, reduzindo
o tempo gasto em busca de documentos e até ajuda a melhorar a credibilidade do
profissional.
Organizar o local
de trabalho e mantê-lo dessa forma, economiza tempo, previne imprevistos, e
perdas de documentos, garante melhor imagem profissional, aumenta a
produtividade e ajuda ter focos ao realizar tarefas. Fazer uma faxina na mesa
do escritório é uma boa pedida para encarar novos projetos.
Nessa hora, é
importante ter critério e não apenas manter aparentemente arrumado.
Especialistas explicam que o ideal é sistematizar documentos e objetos para
saber exatamente onde cada coisa está e como encontrá-las quando for
necessário.
Um bom ambiente de
trabalho não precisa ser bonito. O ideal é que tudo se resuma a praticidade e é
preciso achar as coisas certas e de maneira rápida. Aumentar a produtividade e
a qualidade e obter eficiência são algumas das vantagens. A organização do
local de trabalho funciona, inclusive, como um cartão de visita.
- Uma mesa
organizada é mais vistosa e dá credibilidade, enquanto a imagem de um ambiente
caótico é muito ruim para o profissional, pois parece que é uma pessoa perdida –
descreve um conceituado profissional em gestão de pessoal de uma empresa de
recursos humanos de São Paulo.
Veja as dicas de como organizar seu local de trabalho
A mesa deve estar limpa e não abarrotada de papéis,
enfeites e fotos. Além do computador e telefone, é recomendável deixar lá o que
precisa ter sempre em mãos na hora certa e no lugar certo.
Todos os papéis
devem ser categorizados, separados em pastas. Outros objetos devem ter local
definido. Assim que terminar de usar, devolva para onde estava.
Evite a papelada.
Priorize arquivar documentos no computador.
Organize e identifique tudo de forma que
qualquer pessoa possa encontrar seus documentos e arquivos, caso você esteja de
atestado médico e precise resolver uma pendência, por exemplo.
Num quadro magnético ou painel, mantenha
visível uma lista com telefones úteis e um panorama de atividades a fazer.
Quem trabalha em
casa também precisa se preocupar com a organização. O home Office não rende se
a pessoa não for organizada. Por isso um consultor de recursos humanos sugere
que se crie um ambiente prático e adote um horário de trabalho fixo.
Essas são algumas
dicas de como organizar o seu local de trabalho para se tornar mais eficiente e
produtivo.
Muito obrigado.
Gustavo/RS
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