Oportunidade
para empreender
O setor de
franquias cresce a cada ano no Brasil. Em 2013, segundo estatísticas, o aumento
no faturamento foi de 12%, chegando a 115,5 bilhões, segundo a Associação
Brasileira de Franchising (ABF).
Para 2014, a expectativa
de crescimento é de 14%. Empreendimento formatado, com padrões pré-definidos, o
Franchising é a opção com menos riscos.
O percentual de
falências nas franquias é menor do que em negócios tradicionais, o que faz com
que o acesso a financiamentos bancários seja mais fácil e tenha juros mais
baixos. Além disso, bancos oferecem linhas de créditos específicas. É
importante, porém, que o empresário tenha de 50% a 60% de capital próprio.
Além disso, a
compra dos produtos é mais barata porque é feita em rede, com os mesmos
fornecedores e é de obrigação do franqueador dar suporte à unidade franqueada,
o que inclui toda a organização do conhecimento, com a cesso a treinamentos e
manuais, e o franqueado, precisa estar disposto a se dedicar.
- Se deseja
trabalhar menos, desista da franquia. É preciso estar preparado, inclusive,
para trabalhar numa escala de horário complexa, se a loja for num shopping, por
exemplo – lembra um conceituado especialista em varejo da cidade de São Paulo.
A habilidade de
gestão em pessoas é outra característica que o especialista destaca como um
fator essencial no ramo. As marcas costumam traçar um mapa do perfil
comportamental por meio de vários testes.
Os potenciais
franqueados enfrentam, por exemplo, a correspondência com quem já tem outras
lojas da mesma rede. A dica para se destacar, segundo o especialista, é fazer
um levantamento de informações e ter um profundo conhecimento sobre a marca ou
empresa, e estudar o segmento de mercado.
Ao longo do tempo,
é possível abrir outras franquias ou, com a experiência, encontrar um produto
adequado para determinado nicho de mercado e montar o próprio negócio.
Muitas pessoas que
depois se especializam em um segmento têm diferentes unidades de diversas redes
– observa o especialista executivo.
Mas o empresário
precisa ter em mente que também deve cumprir uma série de obrigações. O
franqueado precisa entender que está entrando em um negócio estruturado, com
regras predefinidas que ele precisa seguir.
Também é obrigação
do franqueado, pagar uma taxa inicial de franquia e, mensalmente uma quantia para o fundo de
marketing e outra de royalties, além de participar de eventos, convenções e
programas de treinamento da marca ou empresa.
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