Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 21 de abril de 2013

Qualidades de um bom empreendedor

Apenas conhecer o produto ou serviço que irá oferecer não é garantia de sucesso para uma empresa

Depois de três anos no mercado, poucas empresas sobrevivem, aponta o Instituto Brasileiro de Estatística e Economia (IBGE). As razões para o alto índice de fracasso nos novos empreendimentos são muitas, mas talvez o pilar que sustenta todas seja o fato de o dono do negócio não ter o perfil adequado para administrar a empresa.

De acordo com o gerente executivo de uma de uma empresa de Training e Consulting, apenas conhecer o produto e o serviço que irá oferecer não é a garantia de sucesso. Iniciativa, pró-atividade, autoconfiança, capacidade de análise e planejamento, criatividade, controle liderança e persistência e otimismo são algumas das características importantes em um empreendedor.

- Se a pessoa não tiver todas essas características, sempre é possível se aperfeiçoar. O bom profissional busca se qualificar, aprender e se especializar para então desenvolver e aprimorar o negócio com o conhecimento adquirido – afirma o gerente. Novas ideias é o atributo essencial a todas as áreas de atuação, inclusive para quem administra seu próprio negócio:

Hoje, basicamente em todas as áreas, as barreiras de produção, distribuição e finanças caíram tanto que é possível atuar, de modo realista, em basicamente qualquer área criativa que se deseje. A grande questão é como transformar ideias em dinheiro?

Já foi constatado que o bom empreendedor, além de conhecer o negócio, deverá ter habilidades de liderança para motivar e cobrar resultados de suas iniciativas, buscar e antecipar os resultados de suas iniciativas, estar ligado na concorrência para competir e ganhar e não ter medo de correr riscos.

- Além disso, ele deverá acreditar nas suas ideias e não se desmotivar diante de obstáculos, enxergando a dificuldade como uma oportunidade de ser bem-sucedido – completa o gerente executivo da empresa de Consultoria.

Conheça as principais características de um bom empreendedor e dono de negócio.

Iniciativa e pró-atividade

Em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade destacará você dos demais funcionários – mostrar que é engajado e quer crescer. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funciconários, mas com todos os concorrentes do setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.

Aprendizagem contínua

Em várias fases, a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência, combinadas ao jogo de cintura para driblar os problemas. Nessa hora, é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades e, a partir daí, iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.

Persistência e otimismo

O bom profissional sendo empreendedor ou não, busca se capacitar. Portanto, se não tiver algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las com conhecimento adquirido.

Autoconfiança

O profissional que deseja ter seu empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

Análise e planejamento

É importante analisar os concorrentes e economia, os setores externos que têm ligação com sua empresa para saber os riscos e estratégias mais eficazes para superá-los. Dessa forma, é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.

Conexões e criatividade

O empreendedor deve estar ainda mais atento que a maioria dos profissionais às inovações  e às mudanças do mundo. Saber aplicar as suas inovações ao cotidiano dá retorno imediato.

Liderança

Ser líder não é tarefa das mais fáceis, porém é importante que o empreendedor saiba liderar com eficiência, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações, entre outras atividades que precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo, motivada e segura de trabalhar sob seu comando.

Controle

O empreendedor não pode esquecer que está no comando e é possível e aceitável delegar funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que seja. Portanto, esteja a frente, crie métodos que possibilitem a visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.

Cursos profissionais

Hoje em dia, o mercado de trabalho e o mundo dos negócios estão cada vez mais exigentes em termos de qualificação profissional. O mundo globalizado sofre constantes mudanças em termos tecnológicos e outros mais. Portanto, cursos profissionais e capacitação, são as melhores formas de se manter atualizado para encarar a concorrência e estar inserido no mercado de trabalho. Se você está precisando se atualizar ou ter uma profissão, conheça os nossos cursos profissionais acessando aqui e bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário