Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 14 de abril de 2013

Mercado de trabalho aquecido desafia a desaceleração econômica.



Apesar da crise mundial, o Brasil mantém empregos em alta!

Um aparente paradoxo vem intrigando os economistas brasileiros desde meados de 2011. Enquanto a economia do país passou a crescer mais lentamente, o mercado de trabalho tem se mantido bastante aquecido. Depois de ver o crescimento de seu PIB despencar de 7,5% em 2010, para o estimado 1% em 2012, o Brasil registra o seu menor nível de desemprego, abaixo inclusive, do observado quando a economia estava a pleno vapor.

Em novembro passado, a taxa de desemprego, medida pelo IBGE, chegou a apenas 4,9%, um valor inferior registrado aos anos interiores para esse mesmo mês. No país, o desemprego tem caído constantemente, estabelecendo novos recordes históricos de baixa. Em 2012, em todos os meses, ele se situou abaixo dos valores verificados no ano anterior, repetindo um padrão estabelecido desde 2010. Esse fenômeno é ainda mais marcante no Rio Grande do Sul, pois, apesar da economia encolher em 2012, a região metropolitana de Porto Alegre tem apresentado a menor taxa de desemprego do país, sendo apenas 3,5%, em novembro último.

Em momentos de desaceleração econômica, é natural que o desemprego se reduza inicialmente, pois muitas pessoas desistem de procurar uma ocupação, devido às condições desfavoráveis do mercado de trabalho. Isso é inicialmente um fenômeno de curto prazo, que tende a desaparecer em poucos meses. No Brasil, a situação parece ser diferente. O desempenho recente do mercado de trabalho, aquecido e diferente do ciclo econômico, tem gerado uma série de explicações, desde demográficas até calcadas de motivos estruturais.

Em relação à questão demográfica, o mercado de trabalho permaneceria aquecido porque o número de novos trabalhadores aptos à disputá-lo estaria em queda. Com a redução do número de entrantes no mercado de trabalho, a taxa de desemprego seria mais baixa. Outro argumento que busca explicar a razão de a economia se manter em situação de pleno emprego associa esse quadro à transferência de postos de trabalho do setor industrial para o de serviços, o que seria um sintoma de um processo mais amplo de desindustrialização do país.

Como o setor de serviços emprega mais pessoas do que a indústria, para uma mesma quantidade de capital, a mudança estrutural contribuiria para manter o desemprego em baixa. Assim, a reorganização setorial da economia brasileira poderia ajudar a explicar a manutenção de um mercado de trabalho pressionado.

Como se manter no mercado de trabalho

Sabemos que hoje em dia para estarmos inseridos no mercado de trabalho, é necessário qualificação e atualização profissional. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em termos de qualificação, por causa das constantes mudanças e inovações tecnológicas que vem acontecendo repentinamente. Com isso, muitas profissões estão se extinguindo, e consequentemente outras novas estão surgindo fazendo assim com que falte profissionais qualificados e treinados para preencher as vagas existentes nas empresas.

A melhor maneira de se atualizar para se manter estável no mercado de trabalho, é fazer cursos de capacitação profissional. Ao fazer um curso de capacitação profissional, além de você se manter no mercado de trabalho, poderá ter boas possibilidades de uma promoção, aumento de salário e até mesmo, ter chances de escolher um novo emprego conforme as ofertas que lhe forem propostas.

Outra dica importante é ter um bom curso de inglês. Como sabemos, o mercado de trabalho está bastante exigente e o inglês hoje em dia é essencial dependendo do posto ao qual você ocupará. Fazer um bom curso de inglês provavelmente aumentará as chances de você se destacar no concorrente mercado de trabalho, e com o advento da Copa de 2014 e os jogos olímpicos de 2016, empresas do ramo da hotelaria e gastronomia estão com boas ofertas de empregos e salários para todos aqueles que tiverem um inglês ou espanhol fluentemente.  Faça um curso de inglês e aumente as suas chances de se enquadrar no mercado de trabalho.

Agora, para aqueles que pretendem entrar do setor público, o ano de 2013 está sendo muito bom, pois está previsto um grande número de vagas a ser aberto e em todas as áreas, em níveis municipal, estadual e federal, e com ótimos salários dependendo do cargo e profissão ao qual você fará o concurso. Se você realmente tem como objetivo prestar concurso público e precisa de apostilas atualizadas, confira o nosso site de apostilas para concursos públicos em todo o Brasil e por preços acessíveis ao seu bolso. Acesse-nos clicando aqui e bons estudos e boa sorte!

Mas se você está indeciso quanto aos cursos de qualificação que deseja fazer, conheça os nossos cursos de capacitação profissional online, e qualifique-se. Clique aqui para maiores informações e bons estudos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário