Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

sábado, 25 de junho de 2011

Cursos profissionais online! Invista no seu futuro profissional!



Como se comportar na entrevista

Além de um currículo atraente, o comportamento apresentado na entrevista de emprego pode ser decisivo para conseguir a vaga. Mostrar-se desinteressado e errar na linguagem corporal, como evitar olhar o entrevistador nos olhos durante a conversa, podem ser considerados erros fatais.

Especialistas dão dicas do que fazer e do que evitar em uma seleção para emprego

Normalmente, no fim da entrevista de emprego se dá ao candidato a oportunidade de acrescentar ou perguntar algo ao recrutador. Esse é o momento de se mostrar interessado, fazer questionamentos sobre a empresa e tirar dúvidas sobre o cargo. Mas há que, por inexperiência ou falta de orientação, deixe escapar a vaga justamente nessa hora.

Pesquisa feita por uma empresa de consultoria e recursos humanos, com 650 executivos dessa mesma área, situada nos Estados Unidos e Canadá foi elaborada para saber quais foram as indagações mais absurdas ouvidas durante um processo de seleção. Entre relatos, figuram pérolas como: “ O chefe é solteiro?” ou “Posso tirar folga às terças feiras?”.

Para o executivo e gerente da divisão de finanças e contabilidade da empresa, perguntas como essas são raras e pontuais. Intervenções desastrosas, entretanto, ocorrem por inexperiência e falta de maturidade.

- Na medida em que a carreira vai evoluindo, o profissional se torna mais seguro e controla melhor o nervosismo, evitando esse tipo de gafe – garante o gerente.

Isso não quer dizer que fazer perguntas ao entrevistador seja um erro, explica a diretora do Núcleo Médico Psicológico. Nesse caso, a psicóloga recomenda aproveitar e deixar a deixa para se informar sobre o cargo, os problemas e os desafios inerentes à função.

Por outro lado, há questionamentos que deverão ser feitos pelo entrevistador.  Segundo o consultor em gestão de pessoas, é provável que o recrutador peça ao candidato para elencar seus pontos fortes e fracos, falar sobre os resultados no trabalho anterior ou explicar o motivo do desligamento na última empresa.

- Vá preparando para responder essas perguntas, mas não leve texto decorado. O profissional perceberá de você estiver tentando se esquivar de questões complexas – alerta o consultor.

Mas o candidato não pode esquecer que a seleção prossegue após a entrevista. Muitas informações que constam no currículo serão checadas.

Outro problema recorrente, que pode enterrar de vez a chance de ser contratado é a insistência em obter retorno sobre o resultado do processo:

- A pessoa deve deixar acordada com o recrutador uma data para o retorno. Demonstrar ansiedade não causa boa impressão – afirma o consultor.

Dicas para superar a timidez

Falar de si mesmo de maneira formal, para alguém com quem não se tem intimidade não é nada fácil mesmo. Uma certa timidez inicial, segundo o consultor e gerente de recursos humanos, não costuma ser vista como característica negativa, desde que isso não implique insegurança profissional.

- As pessoas tímidas geralmente são pessimistas quando falam de algo que já fizeram profissionalmente ou de um momento de suas vidas. A maior parte delas demora um pouco para se sentir à vontade para falar de suas realizações e feitos. Se você for capaz de descrever como superou seus pontos fracos em vez de simplesmente apontá-los, as pessoas vão enxergar você como uma pessoa forte, capaz e que se encarrega do seu desenvolvimento profissional.

Foi justamente por uma certa dificuldade em se sentir à vontade diante do recrutador que levou um funcionário de 30 anos de idade, a buscar ajuda para superar esse problema.

Outra dica muito importante se refere ao vestuário e à postura que diante do entrevistador, seguem valendo muito na hora da entrevista. Evite usar roupas rasgadas, mini saias e blusas muito decotadas.

Confira agora algumas dicas para se dar bem

Procure estudar a empresa: busque informações na internet, leia as últimas notícias que envolvem a organização, saiba quem são as fornecedoras e clientes.
Não se atrase nem chegue com muita antecedência.

A aparência é fundamental. Cabelo com bom corte, roupas limpas, discretas e adequadas e asseio corporal são itens que precisam ser levado em consideração.

De nada adianta aparentar aquilo que você não é. Seja franco e sucinto nas respostas.

Não chegue com discurso pronto e dê pausas para o entrevistador fazer perguntas.

Seja objetivo ao falar de resultados, e não esqueça de dar crédito a quem colaborou para atingi-los.

Tenha foco e tente contextualizar. Procure especificar o que faz bem em uma determinada empresa, em determinado momento e qual foi o seu papel naquele projeto.

Olhe nos olhos, procure manter uma postura discreta, fale claro, com voz firme, evite segurar as mãos. Sorria, porém, sem exageros.

Não minta, pois o recrutador irá checar as informações relevantes.

Procure marcar uma data para obter retorno sobre o resultado da seleção. Evite demonstrar ansiedade e ligar cobrando resposta com muita insistência.

Veja algumas sugestões de perguntas que poderão ser feitas ao entrevistador

Quais as responsabilidades do cargo?

Poderia descrever um dia neste cargo?

Qual a história da posição e porque está vaga?

Quais os problemas e os desafios inerentes à função?

Onde poderei chegar, assumindo que eu corresponda ou supere as responsabilidades específicas ao cargo?

Com quem vou trabalhar?

Quem será o meu supervisor? A quem vou supervisionar?

Quando tomarão a decisão em relação ao preenchimento da vaga?

Cursos Profissionais

Já foi constatado que hoje em dia, terão mais chances de serem absorvidos pelo mercado de trabalho, todos aqueles que forem capacitados profissionalmente para exercer suas funções nas vagas à serem preenchidas nas empresas.
O mundo profissional está cada vez mais exigente em termos de qualificação profissional devido aos constantes avanços na área tecnologia entre outros. Fazer cursos de capacitação e atualização profissional é a melhor forma de se manter atualizado e preparado para se ter uma profissão e até para subir de cargo e ganhar uma promoção ou um aumento de salário.
Confira os nossos cursos profissionais com professores altamente qualificados e preparados para responder as suas dúvidas que você terá durante o andamento do curso. Aqui temos ótimos cursos profissionais e por preços acessíveis ao seu bolso. Visite-nos para maiores informações acessando aqui e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário