Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Saiba como conquistar uma vaga pública

Saiba como conquistar uma vaga pública

Planejamento é o segredo para o candidato estar bem preparado para as provas do concurso

Qualquer que seja o projeto, alguma etapas serão inevitáveis até que se consiga atingir o objetivo final. Se esse objetivo for passar em um concurso público, certamente o candidato terá que começar pela fase da decisão, e logo após, o planejamento. Certamente em algum momento, ele irá errar e caberá ao candidato, perseverar mesmo quando os resultados não forem os esperados.

Nesse processo, há ainda a necessidade de pensar e refletir sobre o que está acontecendo e o que está sendo feito ao longo do trajeto, corrigindo assim o que está errado, dominar as emoções negativas e se superar até o processo final.

Para superar a ansiedade e o desânimo que surge após os resultados ruins e o bloqueio de seguir em frente, um conceituado psicólogo experiente na área de concursos públicos, elaborou um planejamento com 10 passos que deverão ser seguidos por todos aqueles que desejam entrar na esfera pública.

Todos nós sabemos que passar em concurso público é um grande projeto que exige dedicação, muito estudo e estratégias complexas. Uma pesquisa realizada pelo psicólogo demonstra que a maioria das pessoas que consegue passar em concursos públicos, são aquelas que seguem o planejamento e não perdem o foco. Outro erro comum é deixar de lado outros itens da vida, achando assim que vai conseguir recuperar o tempo perdido mais tarde.

Conciliar estudo com aspectos pessoais, no entanto, exige consciência e disciplina. De acordo com o psicólogo especialista em concursos públicos e em psicoterapia cognitivo comportamental o segredo está em se entregar por inteiro em qualquer etapa da vida, seja estudando, seja com a família ou no trabalho.

Se a pessoa for organizada para dar conta de seus compromissos e souber seguir uma agenda, a próxima etapa é começar a incluir a família e as atividades de lazer nesse roteiro.

A freqüência de estudo deverá ser feita a partir de um planejamento baseado em metas reais de acordo com o estilo de vida de cada pessoa.

Por exemplo, se a pessoa se organizar e conseguir estudar uma hora por dia, ela deverá fazer isso praticamente todos os dias, pois é dessa maneira que estará educando o seu cérebro para essa rotina de estudos, explica o psicólogo.

Na avaliação de um conceituado promotor de justiça em concursos públicos, os aprovados costumam ser todos aqueles que se dedicam mais.

Conheça os 10 passos de estudos para a aprovação em concursos públicos

1)    Decisão: Muitos candidatos não avaliam cenários, não buscam alternativas, não entendem que a decisão por uma seleção pública irá engajá-lo em uma disputa acirrada com outras pessoas fortemente preparadas. Quando a decisão é fraca ou confusa, não há como se manter alinhado a uma metodologia, pois ela não existe com clareza.

2)    Planejamento: Pensar em parar de trabalhar e começar a estudar 12 horas por dia, não é considerado um plano. Para traçar um planejamento viável, se deve avaliar diversos aspectos, tais como: quanto tempo irei investir nesse projeto? Como poderei mudar o que está dando errado? O que eu preciso para colocar o meu planejamento em prática?

3)    Erro: O candidato deverá aceitar que ele irá errar em algumas etapas da sua preparação. Mas precisa utilizar isso para avaliar melhor os seus padrões de planejamento e comportamento.

4)    Persistência: Muitas pessoas ficam pelo caminho pelo fato de não entender que a persistência está mais ligada a estratégias de ação do que a motivação. Esse interesse é apenas umas das  etapas do processo. É preciso desenvolver estratégias para sair da zona de conforto.

5)    Correção do planejamento: Essa etapa é o meio do caminho, os outros passos eram apenas os alicerces. Essa é a hora de pisar no chão. Momentos de, a  partir de conhecimentos colhidos nas etapas anteriores, reorganizar-se. Levando em consideração a sua decisão e os seus erros, aprender o que fazer para não cair mais nas antigas armadilhas que o impediam de alcançar os seus objetivos.

6)    Visão de futuro: Esse é o momento em que o candidato cria a visão do quer: como quer estudar, como quer se sair na prova, qual o cargo que pretende alcançar, como deseja que sua vida seja antes, durante e depois da aprovação. E, assim, reunir os recursos necessários para transformar essa visão em realidade.

7)    Controle das emoções negativas: Ciente de que os pensamentos e sentimentos ruins aparecerão, será necessário criar técnicas para assim superá-los.

8)    Controle da rotina: Nessa etapa, o candidato aprende ter domínio sobre esses  problemas e entende que a vida não para quando está estudando para um concurso público. Está enganado quem pensa que irá recuperar o tempo perdido.

9)    Concentração e foco: A concentração é voluntária. Se o candidato não consegue se focar, é porque houve falha em um dos passos.

10)                      Pré-aprovação: Muitas pessoas relaxam nessa etapa e acabam perdendo o foco. Avalie se vale a pena se inscrever em  outro concurso só porque o edital foi lançado antes daquela seleção que é o seu objetivo maior, por exemplo.

Essas foram algumas dicas para poder obter uma aprovação em concursos públicos e para ajudar, outra dica também é adquirir apostilas atualizadas para concursos públicos e a Apostilas Opção tem apostilas atualizadas para todos os concursos a níveis municipal, estadual e federal. Portando para maiores informações acesse o nosso site e confira as nossas apostilas para concursos públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário