Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 26 de maio de 2013

Formas de encarar a demissão

Formas de encarar a demissão

Ser demitido ou pedir desligamento pode ser o primeiro passo para guinada na vida profissional

Sucesso em audiência em vários países, o reality show O Aprendiz conquistou os telespectadores ao tentar reproduzir – em estúdio – o mundo dos negócios. As diversas tarefas expostas a executivos de diferentes áreas mostravam bem a competitividade e o estresse, tão comuns no ambiente corporativo. Mas a tensão mesmo ficava para o final de cada episódio, quando um dos candidatos era eliminado e ouvia o famoso “ Você está demitido!”  De fato, perder o emprego não é fácil – nem em estúdio de TV. Mas também não é uma tragédia. Pelo contrário, pode ser o início de uma guinada na vida profissional.

Foi o que ocorreu com um cidadão de São Paulo de 56 anos de idade aproximadamente. Depois de ser desligado de uma empresa onde atuava, o cidadão decidiu colocar em prática o sonho de abrir o próprio negócio.

Esse cidadão comentou que já tinha planos de sair da empresa, mas que achava muito o ruim o fato de ter que interromper projetos pela metade. Portanto ele concluiu que a demissão foi um empurrão para levar adiante uma antiga vontade, conta ele.

No processo de saída, a empresa em que esse conceituado cidadão trabalhava, proporcionou um período de transição com consultoria especializada. Pelo menos uma vez por semana, ele se encontrava com um especialista para discutir os novos passos profissionais.

Infelizmente a história desse cidadão é uma exceção. Mesmo que a demissão faça parte do jogo corporativo, é muito comum que profissionais dispensados duvidem do próprio potencial. Para alguns especialistas em gestão de recursos humanos, apesar de a demissão envolver questões financeiras e autoestima, não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças.

- Somos profissionais de mercado e não de determinada organização. Se outra companhia lhe oferece o dobro do salário, mais benefícios e um cargo melhor, você pedirá as contas, e a empresa em que você atua não ficará magoada com você – explica.

Os especialistas afirmam que tirar uns dias de folga antes de começar a procurar um novo trabalho poderá ser útil, mas o indicado é começar a procurar o mais rápido possível.

Já outro especialista em gestão de pessoal e recursos humanos, ressalta que o sentimento de frustração após a demissão é inevitável, mas é importante entender que sentir a dor é diferente de aceitar a dor.

- Quando nos permitimos sentir a perda, então podemos começar a traçar um plano de mudança. Mais importante do que tentar ser otimista, é responder à seguinte pergunta: o que eu posso fazer diante desse cenário? – afirma o especialista.

O tempo necessário para encontrar um novo trabalho pode depender justamente de encontrar essa resposta.

O importante é buscar a satisfação pessoal

Ser demitido é ruim, mas trabalhar em algo que não se gosta também não é bom. Com a ajuda do mercado que anda aquecido – cresce o número de pessoas sem medo de pedir demissão e buscar novas oportunidades. Foi a opção de uma publicitária em São Paulo depois de alguns anos trabalhando em uma agência de propaganda e comunicação. Essa cidadã decidiu que seria o momento de trilhar um novo caminho profissional. Pediu as contas mesmo sem ter um novo emprego em vista.

- claro que o aspecto financeiro pesa. Mas o importante é buscar a satisfação pessoal e ter coragem para mudar – conta.

Após um tempo de trabalho como autônoma, a publicitária abriu junto com uma social, uma conceituada loja no centro da Capital. A transição não foi nada fácil, principalmente, os desafios que envolve ser chefe de si mesmo são grandes, comenta ela.

Confira algumas dicas de como encarar essa situação.

Para não ficar à mercê da imaginação, não guarde dúvidas. No momento da demissão, pergunte por que está sendo demitido. É seu direito saber o motivo, para ter consciência exata do que levou seus superiores a abrirem mão de serviços. Muitas vezes, o motivo do desligamento não está relacionado ao desempenho em si, mas com as condições de mercado.

Momento de reflexão: se o motivo da demissão for baixo desempenho, procure aprender com os erros e se aperfeiçoar. Evite culpar os outros.

Não fique remoendo a demissão: ficar se questionando o porquê de não ter agido de outra forma ou ficar lamentando, não mudará a realidade.

Não crie tumultuo ou inimizades na hora da recisão. É sempre importante manter a sua rede de contatos profissionais saudável.

Não duvide de seu talento. Não é porque o seu trabalho não foi reconhecido em determinada empresa que isso acontecerá com a outra. Não duvide de sua capacidade de ser útil em uma organização.

Controle os gastos. Evite desperdiçar sua reserva financeira em atividades que, muitas vezes, não são necessárias. Faça o possível para saber se não sentirá a ausência do dinheiro mais tarde. O momento é de economia.

Mãos à obra!

Independentemente de se você pediu demissão ou foi demitido, não adianta você ficar sentado no sofá esperando um novo trabalho bater a sua porta.

Confira as dicas:

Atualize o seu currículo e o seu talento profissional com cursos profissionais.
Não saia enviando o seu currículo para todos os seus contatos.
Em vez disso, pesquise o mercado e escolha algumas empresas em que gostaria de trabalhar.

Depois de definidos os alvos, procure entre seus contatos, pessoas que possam facilitar o acesso aos gestores de empresas.

Talvêz você não conheça diretamente ninguém em que atue na empresa desejada, mas certamente conhece alguém trabalhando lá. Mesmo em uma cidade grande, os círculos profissionais costumam se cruzar. Às vezes, pessoas que nem imaginamos têm contatos em comum.

Depois de encontrar a pessoa que servirá de “ponte” entre você e a empresa, ligue ou escreva um e-mail perguntando sobre a vaga. Isso demonstra interesse e torna o vínculo mais forte. A vontade de ajudar será maior se você simplesmente disser que está procurando emprego e  pedir sugestões de vagas.

Se o contato se mostrar receptivo, peça para ser indicado para a vaga. Se não for próximo, peça para citar o nome dele quando for contatar a empresa. Um nome “conhecido” pela chefia pode ajudar a dar credibilidade a sua candidatura.

Cadastros nos sites de empregos também ajuda.

Cursos profissionais

Uma maneira bastante eficiente de se colocar no mercado de trabalho e de manter-se sempre atualizado em termos de capacitação profissional, é fazendo cursos profissionalizantes. Você estando atualizado profissionalmente, com certeza terá menores chances de ser demitido e consequentemente terá maiores chances de ganhar um aumento no salário.

Portanto se você está disposto a atualizar-se profissionalmente para evitar demissões ou estar preparado para encontrar um novo emprego, visite o nosso site de cursos profissionais à distância e confira os nossos cursos de capacitação profissional online.

Os cursos de capacitação profissional à distância além de ter a vantagem de você poder fazer nos seus horários livres, possuem valores que são acessíveis ao seu bolso e com professores altamente qualificados para lhe atender nas dúvidas que você poderá ter no decorrer do curso. O curso também oferece certificado válido em todo o território nacional após a aprovação e a conclusão do curso ao qual você realizou. Visite o nosso site para maiores informações clicando aqui e boa sorte!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário