Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Quais as dificuldades para conseguir o primeiro emprego?

http://cursosprofissionalizantesonline.blogspot.com.br/2015/02/quais-as-dificuldades-para-conseguir-o.html
Saiba os motivos que dificultam conseguir o primeiro emprego e como agir para solucionar o problema

Diante de uma pesquisa realizada recentemente por uma agência de recursos humanos da cidade de São Paulo, foi constatado que jovens que nunca trabalharam têm 64% menos chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Depois de muitas provas, trabalhos de conclusão e exames finais e além desse esforço todo por parte dos jovens, vem outro grande desafio que nada mais é do que conseguir o primeiro emprego para ingressar no mercado de trabalho.

Segundo pesquisas e análise de dados de 2006 a 2014 elaborado e apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), jovens entre 15 e 25 anos de idade que nunca exerceram alguma  atividade profissional, têm 64% menos chances de encontrar um emprego do que pessoas da mesma idade com experiência anterior.

Comparados aos adultos de 25 anos ou mais, são 70% menos chances e sendo assim, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho acaba estimulando o aumento da chamada “geração nem-nem” – nem estuda e nem trabalha-, que hoje representa um quinto dos jovens de 15 a 29 anos, segundo o IBGE.

Diante da ausência de políticas públicas de incentivo a contratação de jovens sem experiência os deixa à mercê de políticas empresariais e da economia e com isso, o Projovem para jovens de família com renda per capta de até um salário mínimo, e o Jovem Aprendiz oferecem capacitação e aprendizagem, mas sem garantia de efetivação.

Aos com grau superior, ficam os disputados programas de trainees ou o famoso “QI”- quem indica, e sendo assim, diante da necessidade, a juventude de currículo breve acaba optando pelo mercado informal, vagas em meio período ou funções aquém de suas capacidades.

A Economia é preponderante

Como sabemos, o cenário econômico tem uma grande influência na oferta de empregos para jovens com ou sem experiência, e sendo assim, as empresas devem buscar uma solução para reativar o aquecimento em 2015 e 2016, mas também é esperado por parte do governo se preparar principalmente com investimentos em políticas educacionais e de qualidade.

Com o baixo crescimento, a maioria das empresas absorve somente mão de obra experiente, em busca de resultados imediatos e a contratação de jovens, investimento de médio prazo é a primeira meta a ser cortada.

O sistema de recrutamento poderá ser outro obstáculo para os jovens, pois com freqüência aponta mais no currículo do que no potencial do candidato e diante desse cenário, o estágio é a melhor alternativa para provar competências e abrir caminho na companhia.

O estágio é um meio de conhecer o profissional e testar adequação à política da empresa, mas para isso, é necessário cuidado para que seja um aprendizado e não mais uma estratégia barata para obter mão de obra.

Outra opção é buscar vaga entre parcerias da instituição de ensino, e na tentativa de suprir a falta de incentivo do governo, empresas, cursos, escolas e universidades se unem para auxiliar a transição do estudante ao mercado de trabalho.

Outra dica muito importante para todos aqueles que estão à procura do primeiro emprego e uma colocação no mercado de trabalho, é manter-se sempre atualizado no seu ramo, e possuir o domínio na língua inglesa devido à globalização tecnológica no mercado de trabalho.

Invista em cursos profissionais, invista no seu futuro profissional, pois é somente assim que você atingirá o sucesso, segurança e qualidade de vida!
 Obrigado,

Gustavo/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário