Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

domingo, 13 de julho de 2014

Saiba o que avaliar na hora de mudar de emprego

Com o mercado aquecido, muitas opções parecem mais numerosas, mas é preciso considerar outros fatores além do salário antes de decidir.
Com o mercado aquecido, muitas opções parecem mais numerosas, mas é preciso considerar outros fatores além do salário antes de decidir.

O que faria você mudar de emprego? Como saber se está na hora de interromper uma trajetória em uma empresa e partir para um novo projeto? Para chegar à melhor resposta a essas questões, pelo menos quatro variáveis devem ser consideradas: sobrenome empresarial, desafio ou oportunidade de crescimento, clima no trabalho e remuneração. Cada um desses aspectos tem ordem relevância diferente, de acordo com o momento que o profissional está vivendo.

- Uma nova proposta de trabalho poderá ser interessante quando ao menos um desses aspectos está contemplado – diz um diretor de uma conceituada empresa de recursos humanos da cidade de São Paulo.

Para quem está disposto a ouvir uma nova proposta, qualquer uma dessas variáveis pode acentuar o desejo de mudança, principalmente se há algum tipo de insatisfação no emprego atual.

Nesse cenário, a remuneração não aparece como principal fator, pois as propostas financeiras têm se mantido equilibradas de uma empresa para outra.

- Oportunidade de crescimento e desafios são quesitos que pesam muito nessa hora – afirma o diretor.

Mudar de empresa nem sempre é garantia de realização profissional. Em um mercado aquecido como o brasileiro, em que as opções de emprego parecem mais numerosas, é fácil agir por impulso.

Por isso, ao identificar a vontade de trocar de emprego, é fundamental ter calma e criar um plano de ação para garantir que a transição ocorra da maneira mais proveitosa possível e sem prejuízos para ambos os lados.

O primeiro passo deve se entender o que motiva essa vontade.

Muitas pessoas mudam pelas razões erradas. Entre atribuir a infelicidade de uma vida a um casamento em frangalhos ou com a insatisfação com o dia a dia na cidade, vários preferem jogar toda causa da frustração no trabalho – alega o diretor e consultor da conceituada empresa de recursos humanos.

Investir em qualificação faz parte da estratégia

Se a frustração for realmente com a função atual, a recomendação é programar cada instante dessa mudança, que passa pela escolha de cursos de qualificação até a reformulação do currículo.

É preciso qualificar-se constantemente devido às inovações tecnológicas com que o mercado de trabalho vem sofrendo devido à globalização e é somente assim, que o profissional será capaz de decidir quando e onde ele poderá trabalhar.

Um fator muito importante e que as empresas estão exigindo cada vez mais além da capacitação profissional, é o inglês fluentemente, e o profissional que tiver o domínio desse idioma tanto na fala quanto na escrita, com certeza terá maiores chances de contratação nem que seja para outra função dependendo da necessidade de mercado.

Saiba os pontos que atrai os profissionais

- As pessoas se sentem valorizadas e com autoestima elevada quando trabalha para empresas reconhecidas, bem-sucedidas e com marcas fortes.

- Organizações sólidas têm mais chances de oferecer oportunidades e perspectivas de crescimento profissional e pessoal.

- Muitos profissionais trocam de empresa para adquirir aprendizado, superar seus próprios limites, crescer na carreira e testar novas experiências.

 - Vencer os desafios propostos pelas organizações, são fatores de motivação e entusiasmo para as pessoas.

- Cada vez mais um bom ambiente é requisito essencial na busca de um lugar para trabalhar.

- Melhor qualidade de vida e saúde física e mental, se tornaram prioridades e direcionam os profissionais a vagas que permitem conciliar trabalho e satisfação.

- Embora os resultados de algumas pesquisas demonstrem que a remuneração perde relevância no ranking dos fatores que levam os profissionais a trocar de emprego, muitos ainda o fazem para obter um salário melhor, além de benefícios.

- A busca pelo conforto e pela diversidade de produtos faz com que as pessoas aceitem melhores ofertas financeiras.

Sinais que chegou a hora de trocar

- Demonstrar irritação com facilidade no dia a dia.

- Realizar as atividades no “automático”, sem aprender nada novo. Fazer a mesma coisa por vários anos não é algo necessariamente negativo. Mas, se você sente que não está mais aprendendo com isso, é bem provável que seja o momento de buscar outro trabalho mais desafiador.

- Perder a animação pelo gestor. Se você não admira o seu chefe em aspectos que valoriza, repense se está trabalhando com a pessoa certa.

- Não sentir vontade de dar o seu melhor no trabalho.

- Ter a impressão de que o tempo está demorando muito para passar. Se você olha para o relógio todo o momento e os 20 minutos que passaram parecem duas horas, é bastante provável que esteja entediado no trabalho.

- Sentir-se livre ao sair do trabalho todos os dias.

- Reclamar do trabalho ou do chefe com familiares, amigos e colegas. O sintoma mais comum de alguém que está insatisfeito com o trabalho é não parar de se queixar dele.

Saiba como preparar a transição para outro emprego

- Seja organizado, pondere e analise as vantagens e desvantagens de cada decisão tomada e não tome decisões precipitadas.

Invista em qualificação rápida

- Quem quer mudar de emprego ou de área de atividade, precisa desenvolver novas habilidades profissionais. Mas nem sempre há tempo disponível para uma nova faculdade ou um curso mais extenso. Opções de curta duração dão boas noções de habilidade que, uma vez conquistada a vaga, poderá ser refinadas pela prática do dia a dia. Também há boas opções de cursos online, que tem a facilidade do horário mais flexível.

Elabore um bom currículo

- Procure ser objetivo, deixando claro porque você será uma boa escolha. Enumere os fatos e dados que mostram as suas conquistas e perfil profissional. Prefira frases curtas e use verbos na terceira pessoa.

Melhore a produtividade atual

- A insatisfação costuma ser a grande razão de mudanças. Mas isso não é motivo para ser relapso ao desempenhar as atividades atuais. É muito importante deixar as portas abertas para um possível retorno. Além disso, mostrar serviço antes do desligamento pode ser a garantia, ao menos, de uma boa carta de recomendação.

Use a internet como a sua aliada

- Com os bancos de empregos virtuais e redes sociais, há possibilidade de se cadastrar em várias seleções simultaneamente. Pelas redes sociais, o contato com colegas de profissão pode ser retomado, o que permite obter um panorama de como está o mercado, quanto se ganha, quanto se trabalha, se há boas vagas disponíveis e onde estão. O lado negativo de tanta facilidade é que o candidato poderá ficar sem critérios claros e participar de seleções que pouco ou nada têm a ver com o seu perfil.

Cursos Online

Se você tem como objetivo na sua vida, se preparar profissionalmente para o mercado de trabalho, ou para melhorar a sua capacitação profissional, então conheça o nossos cursos online acessando aqui para maiores informações e bons estudos e boa sorte na sua carreira profissional.

Espero que as minhas dicas de hoje, tenham ajudado a todos que leram esse artigo e que passam por situação semelhante, pois nos atuais dias de hoje, é muito comum a insatisfação no trabalho e por vários motivos, e é somente você que poderá mudar esse quadro.

Muito obrigado pela atenção e abraço a todos.

Guto/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário