Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

Ranking Top30 Brasil.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Sem medo de inovações

IInvista em Cursos Online
Falta de atitude pode tornar o profissional superado na sua atividade

Aquele curso de datilografia feito em 1967 pode servir para facilitar o manuseio do teclado do computador, mas também tem o poder de rebaixar um profissional ao nível “dinossauro do escritório” se insistir em usar a máquina de escrever.

A linha que separa o sênior do ultrapassado não é nada tênue e pode ser vista a olho nu. Por isso a atenção e busca por atualização fazem cada vez mais necessárias para quem pretende se manter ativo no mercado de trabalho.

Estar em defasagem na corporação com seus colegas forçam demissões e aposentadorias compulsórias de veteranos que ainda teriam saúde e vontade de continuar na ativa por muitos e muitos anos.

Na avaliação de um conceituado gerente de uma empresa de recursos humanos e consultoria da cidade de São Paulo, o primeiro passo para acabar não sendo substituído por alguém mais antenado nas inovações tecnológicas e novos processos é estar em constante comunicação com os mais jovens.

- Muitos veteranos acham que não tem nada para aprender com os novatos e acabam criando uma barreira entre as gerações. Esse contato com os mais novos pode começar em casa, ouvindo os filhos, e se estender para a empresa – sugere o gerente.

É possível ficar obsoleto em qualquer idade

Nem sempre, porém, o próprio profissional consegue perceber que está obsoleto. Os principais sintomas segundo o gerente são inflexibilidade (acreditar que aquele jeito de fazer é o único e o melhor), mau humor (reclamar de mais e terceirizar a responsabilidade) e falta de abertura para o novo.

O gerente alerta para o fato de que pode virar um profissional superado em qualquer idade e nas mais variadas fases da carreira:

Tornar-se ultrapassado está mais atrelando à falta de atitude do que com o tempo de carreira. Hoje, os executivos mais maduros usam as mesmas tecnologias dos mais jovens. Assim como há iniciantes na vida profissional que se acomodam, são passivos, não acompanham a concorrência e acabam sendo substituídos depressa.

Você pode estar se tornando um profissional ultrapassado quando:

Acredita que o seu jeito de fazer as coisas é o único e o melhor.

Passa o dia reclamando do trabalho e prefere terceirizar as atividades mais complexas.

Não ousa em suas funções por medo de perder o emprego.

Faz o seu trabalho da mesma forma sempre e não busca inovar nos processos.

Esquece de acompanhar o trabalho da concorrência, diminuindo o seu potencial de empregabilidade.

Resiste à idéia de interagir com os colegas mais jovens e de aprender com eles.

Você não é mais requerido para participar de algumas decisões importantes para a empresa ou quando não está envolvido nos novos projetos.

Está mais de cinco anos sem nenhuma promoção

Não se abre para novas tecnologias e, por isso, leva o dobro do tempo do que seus pares para realizar as mesmas atividades.

O que fazer para não se tornar um profissional ultrapassado

Abra-se para o convívio com os mais jovens, seja na empresa ou na família.

Procure aprender mais sobre as tecnologias. Comece trocando o seu celular mais antigo por um mais moderno e aprenda as suas funcionalidades.

Teste falar com sua família por Skype quando estiver em viagem (assim será mais fácil introduzir essa ferramenta no dia a dia profissional)

Procure participar de uma rede social sobre assuntos que lhe interessem.

Abra mão das convicções e permita-se conhecer coisas novas.

Aceite que alguém mais jovem pode saber mais do que você em determinados assuntos.

Não se acomode. Reveja as suas expectativas de carreira.

Questione-se quanto de resultado de seu trabalho está trazendo para a empresa e busque sempre aumentar esse resultado.

Portando essas são as dicas de como você deve proceder para não ficar ultrapassado no mercado de trabalho e com isso, fazer cursos de atualização e formação profissional é essencial para você estar sempre atualizado diante da concorrência e fazendo assim com que você possa ser promovido e melhorar os seus ganhos.

Invista em cursos de atualização e formação profissional. Acesse o nosso site de cursos online aqui e confira os conteúdos dos cursos que temos a sua disposição. Boa sorte e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário